AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

A marca da Zaha

with 3 comments

Uma das maiores forças arquitetônicas da cena contemporânea atende pelo nome de Zaha Hadid, criatura fascinante que vai muito além da linha vanguardista que salta da sua prancheta. Imagine você que ela nasceu na explosiva Bagdá dos anos 50, sobreviveu às mazelas de uma cultura extremista, se mandou para Londres num rabo de foguete e, superando tudo quanto é adversidade, prosperou num clube dominado por bolinhas – Zaha é a única mulher da história que abocanhou o Pritzker Prize (o Oscar da arquitetura). Não pense que ela se contentaria com tão pouco. Senhora absoluta da feira Maison & Objet 2008, Hadid, ao longo dos seus 30 anos de riscado, promoveu um desconstrutivismo dos conceitos tradicionais de arquitetura e design, lidando com espaços fluídos, complexos e dinâmicos que deixariam Arquimedes de cabelos em pé (espie a seleção e tire suas próprias conclusões). Os projetos do Phaeno Science Center, na Alemanha, o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea, em Cincinatti, e o pavilhão intinerante de Mademoiselle Chanel – que já tá rodando por aí -, estão entre o que há de mais extraordinário no panorama urbano do século 21.

A mobília, vista por ela como arquitetura em menor escala, é outra das suas facetas originais. Zaha derrete as formas convencionais em móveis que experimentam uma leveza absurda a partir de linhas esculturais e high-techs. Quase não dá para entender onde termina o design e começa a arte.

Judith Potecher, amiga querida e nossa colaboratrix de anos, furou o bloqueio (Zaha, como toda diva, tem fama de inacessível) e conseguiu passar uma tarde inteira com ela, durante seu périplo em Paris. E foi a vez de Judith desconstruir o mito: “O papo foi incrível e as afinidades, também. Zaha ama o Brasil – já esteve aqui há alguns anos e deve voltar em breve, para o casamento de um dos dois arquitetos brasucas da sua equipe de 150 profissionais”, diz. Tá? Você confere o babado de A a Z na Casa Vogue de maio, que vem aí com Zaha total!

Anúncios

Written by AllexInCasa

abril 2, 2008 às 8:00 am

Publicado em Sem categoria

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. salve o design, salve a brilhante idéia de traduzi-lo pelas linhas mais bem escritas do segmento!!!

    Fernanda Abdala

    abril 10, 2008 at 11:47 pm

  2. Parabéns Casa Vogue pela iniciativa!!!

    Ernesto

    abril 10, 2008 at 11:54 pm

  3. Zara Radid é a melhor em tudo. Voce poderia indicar fotos dos predios progetados por ella.

    Barbara

    abril 25, 2008 at 12:33 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: