AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Outono em Nova York

with 12 comments

Há alguns outonos, o prata da casa José Renato Maia, meu diretor de arte predileto (responsável pelo nome e pela fina estampa deste blog), voltou de Nova York embasbacado com a “lojinha” do Jonathan Adler, jovem ceramista americano que caiu nas graças do povo que se liga em décor. Naquela época, eu até conhecia superficialmente o trabalho do cara, mas o entusiasmo do Zé me fez sair atrás.

E foi impressionante acompanhar sua evolução de uns tempos para cá, já que o sujeito não só continua mandando bem nas cerâmicas, como também ataca de designer e decorador – a tal lojinha da Madison, hoje uma megastore com outras seis filiais nos EUA, tem de tudo um pouco e um pouco de tudo: móveis convencionais e conceituais, tapetes, cortinas, acessórios de cozinha e por aí vai. Oprah Winfrey, todo-poderosa da tv, anda bradando odes ao rapaz. E como tudo o que a mulher recomenda vira blockbuster, Adler é superpop – sem falar que ele é casado com outro sujeito descoladíssimo, o vitrinista Simon Donovan, com quem forma uma dupla do balacobaco no circuito fashion.

“Não acho que ele seja um decorador muito expressivo, mas as suas cerâmicas e almofadas realmente são peças incríveis”, diz o meu vizinho de mesa Fabrizio Rollo, enciclopédia ambulante de estilo, a quem sempre consulto sobre isso ou aquilo.

Pincei aqui uma deixa de Jo-Jo para você entender do que eu tô falando, mas vale uma navegada no http://www.jonathanadler.com para sentir melhor o naipe da figura. As técnicas de moldagem com formas tridimensionais, principalmente nos bichinhos (caixas ou bibelôs superlúdicos) e nos vasos com cara de gente, são de uma sacada genial (lembram um pouco a levada do Surrealismo, da qual ele já se declarou fã). Dos lançamentos, as almofadas retrô (super psico) e os potes para guardar “ervas finas” valem menção honrosa.

Daqui alguns meses, a primeira providência do meu outono em New York City (férias à vista, se Deus quiser e Ele há de querer!) será comprar um ou dois mimos da coleção Utopia. Custa cerca de R$ 150 dólares cada e fica bem em qualquer cena. Ah, e se você for antes de mim, anote a encomenda: quero o box de porcelana em forma de caracol (vide abaixo). Acho que é um porta-jóias, mas como não tenho nem uma abotoadura sequer, vou usar como mantegueira! 😛

Dica quente: por aqui, Isabella Giobbi, que também abriu seu leque fashion para o décor, está importando alguns bichinhos by Adler. Clique aqui para visitar o site dela.

Written by AllexInCasa

abril 11, 2008 às 1:40 am

Publicado em Sem categoria

12 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. meu deus! eu adoro coisas de cerâmica!!!! eu lindas essas peças! parecem tão delicadas… onde podemos encontrar coisas assim no Brasil? será que temos bons ceramistas como esse gringo?

    Alessandra

    abril 15, 2008 at 12:10 pm

  2. ola pessoal. alessandra: o jonathan adler é um dos maiores ceramistas do mundo, como disse o Allex no post dele… não sei se alguém no Brasil revende os produtos dele, o que é uma pena…

    Oliva

    abril 15, 2008 at 12:11 pm

    • Vejam meu trabalho pelo website e blog.
      Eu acredito que irão gostar
      Assim como eu há varios ceramistas de peso por aqui.
      Bjs a todos
      Rosa

      RosaPinc

      outubro 11, 2009 at 6:33 pm

  3. ok o jonathan é o maior do mundo? mas tem algum brasileiro relevante neste sentido…? me lembro de algumas cidades no interior de SP que possuem a cultura da cerâmica…

    Cynthia

    abril 15, 2008 at 1:11 pm

  4. nuussa! esse cara não é aquele do reality show q passou na Sony?!?! de design, que um moço loiro ganhoui?

    rodrigo

    abril 15, 2008 at 1:13 pm

  5. Bacana, né gente? As cerâmicas do Adler são bárbaras mesmo. Por aqui, acho que o único lugar que vende é a loja da Isabella Giobbi. Vi uns peixinhos lá que são tudo de bom. Ligue no (11) 3061-2001 e se informe.
    Mas também temos ceramistas incríveis no Brasil. Nos próximos dias farei um post sobre um garimpo que fiz em Cunha, interior de Sampa, terra da cerâmica.

    A Stella Ferraz tb é fera. Enfim, me aguardem!

    Abraços,

    Allex Colontonio

    abril 15, 2008 at 2:14 pm

  6. eu prefiro a Eva Zeisel, e se e’ pra comprar uma ceramica com cara de anos 50 nao seria mais legal comprar as originais ? as escandinavas sao lindas …

    rodrigo

    abril 15, 2008 at 3:30 pm

  7. Pois é Rodrigo…

    Cerâmica escandinava está acima de qualquer suspeita. Amo, embora custe uma fortuna! Mas acho que o trabalho do Adler tem uma originalidade bem legal, um bom humor único. Curto muito essas releituras que não são meras cópias, que têm uma atenticidade. Design é algo superevolutivo, mas inevitavelmente cíclico, como vc sabe.

    Eva Zeisel é o máximo. Boa dica. Gwyn Hanssen Pigott tb (conhece?). Vou falar delas no fututo.

    Tem muita gente boa por aí… No Brasil, além da Stella Ferraz e da galerinha do rakú de Cunha, temos pesos-pesados como Kimi Nii e muitos pupilos do Brennand…

    Allex Colontonio

    abril 15, 2008 at 4:35 pm

  8. no interior de Sampa, a líder no quesito é Porto Ferreira – mas anda tão caidinha…

    Lú Araújo

    abril 16, 2008 at 1:20 am

  9. 1-voce esta certo, 2- e’ possivel encontrar bons objetos no ebay , 3- no Brasil as ceramicas marajoaras sao lindas …

    rodrigo

    abril 16, 2008 at 3:26 am

  10. E essa semana o Adler participou de um programa da Oprah e disse que depois de trabalhar anos como PR, ele se reencontrou na ceramica e que na verdade ele foi desencorajado por sua professora de ceramica na epoca da Faculdade. E olha so aonde ele chegou hein?

    Chialin Chiang

    abril 16, 2008 at 6:54 pm

  11. Pegando o gancho de Porto Ferreira. Fui a cidade a cerca de um mês, e achei o máximo. é um desafio garimpar o que vale a pena, do brega irremediável. Fica aqui o desafio de fazer uma matéria de decoração com objetos de lá.

    erika

    abril 17, 2008 at 9:07 pm


Deixe um comentário

