AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Gasparzinho

with 19 comments

Visualmente, adoro a Panton Chair e esse shape sinuoso meio “fantasminha camarada”, tudo de moderno nessa vida. Mas, venhamos e convenhamos, ela não é lá das mais práticas – a base é meio pesada, faz um barulhão para arrastar, e a única forma de se sentar nela à mesa, por exemplo, é “roçar” o chão para encaixar você entre os dois móveis, por exemplo. Se o seu piso for de madeira, um abraço. Outra coisa: embora confortável, não é a diva da ergonomia e passar o dia nela pode deixar as costas da gente em frangalhos! Mas como não é uma cadeira de trabalho, bem-feito para quem precisou de emplastro Sabiá após o uso sem moderação.

Mesmo assim, pelo efeito, eu teria uma dúzia delas – aqui na editora, há um exército em stand by, para os dias de visita, reuniões ou excesso de contigente no fechamento. No nosso jardim modernérrimo (plantado pelo Roberto Riscala), a grande mesa Saarinen oval contracena com uma coleção de Panton (tudo branco) à sombra de um ombrelone. Não tem um sujeito que chega ali e deixa de comentar “que bonito!”.

Criada em 1960 pelo genial e colormaníaco Verner Panton (1926-1998), designer dinamarquês que foi pupilo (e enfant terrible) de Arne Jacobsen, a cadeira produzida pela Vitra – também conhecida como “Stacking Chair” ou “S Chair” (adivinhe o porquê?) – talvez seja o móvel de plástico mais famoso do século XX. Se não for, certamente, é o mais sensual deles – não pense que sou um tarado pansexual que ataca cadeiras, mas de tanto ouvir o nosso franco-colaboratrix Danniel Rangel falar sobre a “sensualidade” das curvas no mobiliário, acabei me contaminando. O designer Fabio Novembre foi um pouquinho além e fez uma leitura erótico-explícita da peça. Em recente intervenção apresentada no último Salão de Milão (aquele que eu não fui), ele levou esse apelo às últimas conseqüências, “siliconando” as costas da grande musa de Panton (veja mais no site Casa Mania, que comercializa a cadeira). Pode ser divertido para uma exposição e funcional para uma boate ou um sex shop. Mas não leve a sério (muito menos para a casa): a original é bonita pacas – mesmo com o inconveniente de arrastar – e dispensa bunda e panturilhas turbinadas. Entra lá no museu do Panton e se divirta com as muitas variações do seu S mais célebre: clique aqui!

No Brasil, faça o test drive na Micasa ou na Tok&Stok antes de comprar.

Written by AllexInCasa

abril 22, 2008 às 12:15 am

Publicado em Sem categoria

19 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. não tem um modelo masculino naum? rarararararararararara…

    Vanda

    abril 22, 2008 at 12:28 am

  2. adoro o design de Verner Panton. Pena que no Brasil é tudo tããããão caro…

    Fabio Arruda

    abril 22, 2008 at 1:15 am

  3. mto bonitas essas cadeiras, mas, como vc mesmo disse no post, parecem bem desconfortáveis… mesmo assim vale a pena ter em casa só pelo design…?

    anônimo

    abril 22, 2008 at 1:32 am

  4. Bem o que dizer do doce Alex ? Para mim ele reune tudo de bom , inspirado e inspirador …Sucesso sempre ! bj

    tuxa murgel

    abril 22, 2008 at 4:10 pm

  5. Olá Allex

    Como prometido dei a passadinha e claro adorei tudo, principalmente o lay out , o design gráfico tá elegante, eu amo azul com marrom. Fiquei fã agora sempre q possível estarei aqui te visitando. Eu adoro essa cadeira, pensei em colocá-la uma branca na cabeceira da minha mesa de jantar ( lacca branca ) q ja tem cadeiras com camurça roxa. O problema é q ela é pesada, mas o design é maravilhoso…tão sensual.
    Fiquei esperando o e-mail da Denise com o link do seu blog e nada, mas foi fácil te achar no google.
    abraços
    denilson machado ( fotografo ARQTE )

    denilson machado

    abril 22, 2008 at 6:14 pm

  6. Allex,

    Eu adoro o design de Verner Panton, é tudo de bom

    Bjs,

    Ana Paula Nogueira

    abril 22, 2008 at 6:44 pm

  7. Arrasa!

    Mauro

    abril 22, 2008 at 7:20 pm

  8. tb quero a versao male já! kkkkkkkk

    Rosa

    abril 22, 2008 at 7:20 pm

  9. e eu quero um corpito igual ao da dona do molde.

    AP

    abril 22, 2008 at 7:21 pm

  10. Olha só o Denilson!! Ele é mais rápido do que eu!!
    Por falar em rapidez, seu blog está com as últimas novidades!!
    PARABÉNS!
    Bjss
    Denise

    Denise

    abril 22, 2008 at 8:28 pm

  11. o duro é aguentar este bundão no meio da sala…

    Nanci

    abril 22, 2008 at 11:45 pm

  12. hehehehehee. Não é para tanto, ne. O q é esse tal detalhe masculino que a mulherada tá pedindo?

    Maralize

    abril 23, 2008 at 1:26 am

  13. adorei a cadeira extremamente super! mas vai q senta assim uma pessoa sequinha de bunda vai at machucar o ossinho ! coitada!

    mas qro um a dessa!

    otimahhhhhhhhhhh

    fahbi souza

    abril 23, 2008 at 11:06 am

  14. Loucura essa cadeira, tem que ter uma personalidade e tanto heim pra colocar uma dessa em sua casa…
    A cara do povo brasileiro que não resiste a um…

    thaiz Mazzeo

    abril 23, 2008 at 8:19 pm

  15. Oi Allex,
    Praticamente ouvi o estrondo que essa cadeira (laranja) maldita faz ao ler seu post…Deu até saudades…
    beijos
    M.

    Maíra Goldschmidt

    abril 25, 2008 at 5:07 pm

  16. Oi! Sempre fui apaixonada por essa cadeira mas eu estou numa dúvida cruel entre comprá-las para minha mesa de jantar (que é retangular preta laqueada, seriam 6 cadeiras)ou ficar com outra mais confortável… E é exatamente o que vc falou, fiquei na dúvida porque acabei de trocar meu piso por taquinhos de madeira aqui em casa e arrastar essa cadeira no meu piso novinho.. Outra opção era colocar a Louis Ghost mas depois que a vi (continuo achando linda!!) desisti porque achei muito frágil (já pensou minha sogra que é “gordinha” rachar minha Ghost ou então entalar nela???) além de cara. Enfim, estou com esperanças que alguém me fale “Compra a Panton mesmo e nem ligue p/ o conforto, boba!”. Será?? Ó dúvida cruel… Ah, e outra coisa: porque os preços variam tanto?

    liliana

    abril 28, 2008 at 10:51 pm

  17. Oi! Obrigada por responder, adorei!
    Quanto ao comentário anterior, não é nenhum preconceito com gordinhos, mas é que outro dia foi um amigo de uma amiga em casa e batendo papo, ofereci petiscos e tal.. Sentei na minha cadeira velha (com braços e bem larga, por sinal) e falei “Gente, vamos sentar!” aí notei que minha amiga e o amigo nada de sentarem, ficaram em pé conversando ignorando meu pedido para sentar… Nem me liguei que era porque ele não cabia na cadeira (se bem que eu tenho quase certeza que cabia,mas acho que ele não queria se arriscar… rsrs). Depois de um tempo constrangedor olhando um p/ cara do outro, em pé, batendo papo, com as cadeiras pedindo para que sentássemos nelas, ainda bem que estava um mega calor e os chamei para sentar na área da piscina (essa sim, só com bancos sem braços).. Enfim, depois dessa fiquei pensando em comprar algo que não seja constrangedor para minhas visitas mais fofinhas (que são muitas! rsrs)
    E minha mesa é moderna sim, linhas retas com vidro serigrafado preto e laqueada em preto tb.. Combina com quase todos os tipos de cadeiras.. A bertóia eu já enjoei.. Então acho que vou ficar com 6 panton brancas e 2 pink ou amarelas nas pontas da mesa mesmo e não me importar tanto com meu piso, pois não recebo visitas com tanta frequencia assim…
    Agora sófalta escolher um lustre bem lindo para finalizar…
    Ah, e estou adorando o que vc está postando, tudo muito lindo! Parabéns e obrigada pela atenção!
    Beijos, Lili

    liliana

    maio 7, 2008 at 11:31 am

  18. Li alguns artigos sobre patente e fiquei em dúvida se as Panton já caíram em domínio público pois comprei duas cadeiras na Tok Stok e fico com vergonha perante outros se eu tenho uma cópia não autorizada. Você pode me ajudar?

    Alexandre Quintão

    junho 11, 2008 at 10:17 pm

  19. gostei da lembrança
    e do elogio tambem

    roberto

    julho 6, 2008 at 9:20 pm


Deixe um comentário

