AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Ossos do Ofício

with 18 comments


A edição de maio da minha revista predileta acaba de aterrissar nas bancas, recheada de coisas boas: casas inacrê (vocês vão surtar!), compilação de mobiliário contemporâneo, entrevistão com Zaha Hadid, garimpo com Tony Duquette, jóias do Oriente, panos quentes, seleção de beges e crus para a elegância do seu cantinho favorito, modernidade com cromados e afins, os high-lights do design e muitos outros que tais que justificam o título da caçulinha da vez: A vida é bela!

Como hoje é feriadão do trabalhador, dá tempo de você correr até a banca mais próxima e garantir a sua, enquanto eu disserto sobre o samba e o suor da labuta nossa de cada dia.
Casa Vogue dá um trabalhão para ser feita – arranca o couro do cabra, como diz o pessoal lá de cima – me refiro ao povo do Norte e Nordeste, não aos querubins e serafins do firmamento. Mas a gente ama e se entrega para valer, página por página. É o preço da qualidade, de trazer para o leitor um olhar cuidadoso daquilo que o mercado tem de mais bacana, e de como vivem os bacanas – sem trocadilhos infames, porquê estilo não tem nada a ver com poder de compra, como já mostramos aqui tantas vezes. Aliás, alguém já disse que dinheiro e mau-gosto é a pior combinação que pode existir, né?

Ninguém faz nada sozinho. A equipe é mais grudada do que um gohan: todo mundo rala junto, em todas as etapas do processo. Clarissa Big Boss Schneider está na base e no topo da pirâmide – junto com Patricia Carta, óbvio, chefa-mor que decreta os “sins” e os “nãos” vitais para orientar a feitura da revista.

Sou suspeito para falar de Clarissa, porquê sou fã confesso e nunca a vi fazendo uma escolha duvidosa por aqui. A mulher entende do riscado! Quando descobre uma casa fantástica (e ela sempre descobre), fala com empolgação e contagia a gente. Há muito mais dela na revista do que você imagina, algo além da sua curadoria impecável: lá estão sua a sua sensibilidade, suas referências, sua cultura. E paro por aqui, para não rasgar seda em demasia.

Quem acompanha o in Casa sabe que o José Renato Maia é o diretor de arte mais bam-bam-bã da parada. É um oráculo, um sujeito plugado, que entende de tudo – seja um novo designer, uma receita de salmão, o melhor investimento financeiro ou o último download do Gnarls Barkley. Logo, o que dizer sobre o indivíduo?
À frente de uma trupe de arteiros mais do que esperta, o Zé manda ver no desenho das páginas. Com ele, rabiscam o inabalável Maurício (chefe de arte e dono do extreme makeover que retoca o que precisa ser retocado), o impagável André (sagaz, capaz, tenaz e engraçadinho até quando está com a pá virada), a “japonêga” Tamara (de paciência nipômica, pique de rapper e 16.000 gigabytes no HD) e,esporadicamente, o maluco-beleza Bruno (reforço dos dias de cão que atravessam as madrugas).

Fabrizio Rollo, editor de estilo, também dispensa comentários. O sujeito é o mais antenado e onde põe a mão, consegue a mágica da transformação, com o help da Lia Guimarães, da Bianca e da Xuxu, seu staff. Não à toa, o cara está onde está – e acredite: ele só está começando. Mas também prefiro apertar o fast-forward, para não ficar com a pecha de puxa-saco.

Tissy Brauen, produtora fotográfica, é a mais prestativa e gentil do bando. Nunca diz “não” para ninguém. Mais do que isso, também é uma das mais talentosas dessa seara tão complexa que é o décor. Na trilha da Clarissa (com quem costuma passear pelo circuito para pinçar novidades e fazer as produções que recheiam nossas páginas), tem peneira, apuro estético, mãos de fada.

Por falar em mãos, Ana Montenegro, produtora executiva, passa a dela no telefone e resolve qualquer problema, seja cavar um buraco nas agendas disputadas de Romulo Fialdini e Tuca Reinés (nossos fotógrafos mestres em arquitetura que encabeçam uma lista superselecionada, que inclui o Alain Brugier, o Fáustulo Machado e por aí vai), seja resgatar alguém de helicóptero na ilha de Lost. Ana é um furacão, a praticidade em carne e osso.

Completando a SantANA trindade, Ana Paula e Ana Lúcia, jornalistas que tomei como pupilas, não dão ponto sem nó. A galera brinca que elas são as minhas “protegidas”, mas na verdade eu é que me sinto protegido por elas. Ana Paula é uma intelectual, devora o jornal de ponta a ponta, nunca derrapa no português e têm fôlego para longas jornadas de expediente – que incluem resoluções e papeladas que não estão no gibi.
Ana Lúcia, que também está sempre ligada nas novidades do mundinho (apesar do DDA assumido) fez um estágio por aqui, ganhou todo mundo e acabou ficando de vez. É o meu braço-direito – e xodó!
Assistente da Tissy nas produções, a Paula Queiroz, que também é jornalista, foi outra que nos conquistou pela competência – tô quase roubando a mulher para mim. Paula tem texto ótimo e é senhora profissional, embora recém-chegada.

Em outro espaço físico, mas não longe o bastante para nos segregar, o departamento comercial (quem sobrevive sem ele?), é norteado por outro míssel, a Nazaré Rezende, com seus amáveis torpedinhos (Ana Paula Nonoca, Cássia, Luciane, Virgínia e Sueli) – que correm atrás do prejuízo. Sem falar no resto da estrutura, que vai da administração ao chazinho de capim santo da Carminha.

E quanto a este blogueiro que vos escreve? Bem, tirando a arte gráfica (que não é a minha praia), faço de tudo um pouco e um pouco de tudo: escrevo boa parte dos textos e me encarrego da sopa de letrinhas no todo – o que inclui escolher os jornalistas batutas que escrevem para nós (gente como Eduardo Logullo, Sergio Zobaran, Patrícia Favalle, Adriana Brito, Eva Joory, Camila Belchior, Flávia Rocha, Leonor Amarante, Danniel Rangel, Mario de Castro, Taissa Buescu, Judith Potecher) e fazer um make-up básico para dar unidade ao conjunto textual da revista; organizo a bagunça; pesquiso news; ajudo a coordenar a equipe, a resolver os impasses burocráticos (que não são poucos); seguro o leme nos fechamentos turbulentos; apago incêndios; leio (e suturo) a revista 30 vezes antes dela ser despachada para a gráfica e encomendo a pizza – tudo sempre acaba nela!

Todo esse blablabá para dizer a você que estamos de mãos dadas (e dedos cruzados), mais do que nunca, numa nova empreitada: Casa Vogue vem aí de new look, em junho. Quando eu nasci, a revista já era um sucesso (você sabia que Casa Vogue é pioneiríssima no mercado, com mais de 32 anos de riscado?), e dizem que não se mexe em time que está ganhando. Mas Patricia, sempre visionária, não tem medo de mudar para melhor. Sorte a nossa, que ganhamos mobilidade, novos desafios e a certeza de passar longe da mesmice. Devorem a edição de maio e preparem o apetite para a novidade do mês que vem!

Anúncios

Written by AllexInCasa

maio 1, 2008 às 2:15 am

Publicado em Sem categoria

18 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Casa Vogue tb é a minha revista favorita. Muito legal saber tanto dos bastidores.

    parabéns pelo espaço e muito sucesso.

    Iv

    Ivone

    maio 4, 2008 at 6:49 pm

  2. existe algum site oficial da casa vogue?

    alice

    maio 4, 2008 at 7:02 pm

  3. Casa Vogue realmente é a melhor, no nivel sdas internacionais.

    Paarabens a toda a equipe.

    Kelly

    maio 4, 2008 at 7:05 pm

  4. Bela revista e belo blog tb.

    abraço!

    João

    maio 5, 2008 at 12:54 am

  5. A Casa Claudia é a mais antiga, não?

    Joyce

    maio 5, 2008 at 12:55 am

  6. ah, que graça! essa é, sem dúvida a verdadeira “galerinha do bem!”
    😀

    tamara

    maio 5, 2008 at 8:13 am

  7. Adorei o texto e as imagensl!!!!
    É realmente uma delícia trabalhar na redaçãõ˜˜d㘘Casa Vogue. Uma equipe unida, competente e feliz por fazer o que gosta.
    Allex, Obrigada!
    Beijos

    Ana Lúcia Arruda

    maio 5, 2008 at 10:31 am

  8. Eu já tenho a nova!!

    Que edição linda!!
    E o mimo da capa tá demais!!
    As cores ficaram lindas tb!
    O pessoal da arte é um espetáculo integrado, essencial!! Estão arrasando!!
    PARABÉNS lindo!

    Mil bjs!!
    😉

    Pri Campos

    maio 5, 2008 at 11:01 am

  9. Essa é receita do nosso sucesso!!!!
    Tô louca pra ver a nova Casa Vogue!
    Beijão

    Luciane

    maio 5, 2008 at 11:36 am

  10. Adoooorei, tudo….

    Que delícia que ficou esse texto com as imagens, vc realmente é uma pessoa muito amada…….sucesso sempre…..

    Bjús,

    Ana Paula Nogueira

    maio 5, 2008 at 12:21 pm

  11. allex querido,
    você tem sempre uma palavra carinhosa , no fundo nós é quem somos supseitos !! seria um “crime” se tentarmos esboçar algum tipo de eleogio a seu respeito !!! parbéns seu blog é uma delícia ! tissy

    tissy brauen

    maio 5, 2008 at 12:36 pm

  12. Trabalhar na redação da revista Casa Vogue é algo maravilhoso! Temos uma equipe de dar inveja a qualquer outra redação. Aqui, todos nós estamos entrosados. Tudo ocorre da melhor maneira possível, de vez em quando acontecem algumas desavenças, o que é normal em qualquer ambiente de trabalho. Afinal se pensarmos, passamos mais tempo em nosso trabalho do que em casa com nossa família. Mas tudo bem, no final do mês, quando pegamos a edição fresquinha em nossas mãos, a sensação é de realização e dever cumprido.
    Parabéns a toda equipe Casa Vogue!
    Allex, obrigada pelas palavras carinhosas. Beijos.

    ANA MONTENEGRO

    maio 5, 2008 at 12:38 pm

  13. Amore,

    Amei este texto (será que é pq nele tem meu nome rsrsrsrs!)…as imagens idem. Realmente está revista é MARAVILHOSA!!!!!
    beijos e muito sucesso para todos nós

    Cássia

    maio 5, 2008 at 3:39 pm

  14. não seria florista o nome de quem gosta e cultiva flores…… vcs devem frequentar uma boa escola de portugues…… logo logo….

    ac

    maio 5, 2008 at 6:15 pm

  15. Sorte das pessoas que têm a oportunidade de trabalhar junto com vc!
    bjs
    Denise

    Denise

    maio 5, 2008 at 8:15 pm

  16. allex
    adorei ,,,,simpático divertido….e
    incrivelmente lindo.!!!!!

    Monique

    maio 5, 2008 at 9:27 pm

  17. O texto está impecável, como sempre. E as descrições estão muito divertidas!
    Uma honra ter sido citada.

    Paula Queiroz

    maio 6, 2008 at 10:18 am

  18. Muito lindo, prático elegante..muito bom gosto
    Francisca

    Francisca Brandão

    maio 7, 2008 at 4:24 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: