AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Ray Charles

with 2 comments


Ray Charles é um dos meus divos (black music, definitivamente, é a minha praia), mas o começo do post é pegadinha, mero pretexto para falar de Charles & Ray Eames, designers e arquitetos de quem sou fã de carteirinha – eu e todo mundo que curte um traço bem traçado.


O casal americano que literalmente dobrou a madeira, revolucionando as técnicas de marcenaria nas décadas de 40 e 50, é responsável por uma coleção-referência que engrossa o acervo permanente do Moma NY e do Vitra Design Museum. Tá?


Para refrescar a sua memória, colei aqui uma seleção do barulho, de cima para baixo: a chaise 670 (com estrutura de madeira, estofado fofíssimo de couro, com pufe para os pés, aqui em versão vermelha); a escultural CE9, vazada em pose arte-contemporânea; 3 looks da poltrona Dar (aquela com assento de poliuretano e pés metálicos ou de balanço); e a cadeira LCW (um “origami” de chapas de madeira moldada).


Não bastasse os feitos com a mobília, os Eames também causavam com seus curta-metragens, o que lhes assegurou um lugar de destaque na indústria cinematográfica de vanguarda. A história começou com as exposições multimídia que acompanhavam seus lançamentos (haja pioneirismo!) e terminou com rolos e rolos de películas notáveis, que estão “rolando” até o fim do mês na mostra de cinema da Caixa Cultural (www.caixa.gov.br). Ao todo são 25 filmes by Charles & Ray, que vão dos temas científicos aos históricos, passando pelos auto-biográficos. Dá pra perder?

Barulhinho bão do dia: Ray Charles cantando com outro divo, Stevie Wonder.

Anúncios

Written by AllexInCasa

maio 26, 2008 às 3:42 pm

Publicado em Sem categoria

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. A propósito – também a-do-ro Ray Charles! Quando der, dá uma procurada pela versão dele de “I can see clearly now”. Espetáculo!
    Quanto à dupla Eames, nem falo nada… rs
    Beijo, Allex!

    Lara Muniz

    maio 26, 2008 at 3:59 pm

  2. Allex, tinha tempo q nem passava por aqui, e adorei esse post. Eu adoro Eames…nem sei dizer qual é a minha preferida. Tb adoro R&B .
    abs

    denilson

    maio 27, 2008 at 2:09 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: