AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Azul-Portuga

with 4 comments


Em link com a pegada “azulejinho” do lap de ontem – e com a minha paixão por Portugal (País que amo), indico um programa imperdível: com curadoria de João Pedro Monteiro e coordenação de Maria Eduarda Marques, a mostra As Coleções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa, em cartaz na Galeria do Sesi (www.sesisp.org.br) até 20 de julho, resgata a origem e a evolução das técnicas e estilos: do barroco ao art déco, dos mosaicos em arabescos aos brasões que iconizam o poder.

Da última vez que estive em Lisboa (acho que foi em setembro de 2007), fiquei duas horas trancado no museu, embasbacado com aquela estética carregada de apelo visual e identidade cultural.

Original da Mesopotâmia, a azulejaria chegou à Europa no século 15, junto com a expansão islâmica que encostou no norte da África e nas beiradas da Península Ibérica. Em viagem à Espanha em meados de 1.498, o rei de Portugal D. Manuel I ficou deslumbrado com a exuberância dos interiores mouriscos, com seu efeito policromático. Era o começo de uma guinada arquitetônica para a terrinha, já que nenhuma outra cultura estrangeira absorveria tanto o impacto estético da novidade como Portugal. A palavra em si, do árabe azzelij (“pequena pedra polida”), ganhou vontade própria nos recônditos de Cabral: o verbete “azulejo” vem mesmo é da produção portuguesa, que fez da cor – e do revestimento -, um patrimônio histórico desde o século 16. No Brasil, os recortes fininhos de cerâmica cozida com uma das faces esmaltadas, aportaram pelo litoral (Olinda, Salvador, Recife, São Luiz e Rio de Janeiro), com os nossos colonizadores.

Um legado sem fronteiras que inspirou até o nosso Modernismo, pelas mãos de Portinari, Djanira, Athos Bulcão e Brennand. Corre lá no Sesi e, quando tiver oportunidade, não deixe de se trancar duas horas no Museu Nacional do Azulejo de Lisboa.

Anúncios

Written by AllexInCasa

junho 1, 2008 às 9:15 pm

Publicado em Sem categoria

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. muito legal!!!

    Franciso

    junho 2, 2008 at 3:56 am

  2. genial

    ruth

    junho 9, 2008 at 1:28 pm

  3. Lindo, alex.tb adoro portugal.

    Cleusa

    junho 9, 2008 at 1:28 pm

  4. Ameiiii, realmente é maravilhoso esse museu

    Nonoca

    junho 11, 2008 at 7:36 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: