AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

A outra face da moeda

with 3 comments


E por falar em fotografia, arquitetura e Niemeyer, não resisti quando o André Rodrigues (über-editor de conteúdo do site e da revista do SPFW e über-partner deste blogueiro que vos escreve), mostrou a foto da Oca que colei aí em cima, by Douglas Garcia. Chapei quando vi e sabe por quê? Porque é uma perspectiva singular do prédio do Ibirapuera, capturado pela sensibilidade de um cara que trata a arquitetura com reverência, ousadia e arte – para mim, ele é um dos melhores naquilo que faz.

Aquela silhueta limpa, quase monástica da Oca, aqui ganha um ar meio pé no chão, mais desolado e, exatamente por isso, muito mais poético. É poesia concreta pra valer, sem firulas!

Não sei o que a imagem te passa. Para mim – e para o André – é quase um disco voador que aterrissou na urbe num outro tempo, abrindo uma clareira no chão, algo meio pós-crepúsculo, pós-ecatombe, pós-Futagawa (note que no post anterior, a proposta do fotógrafo japonês também “fala” de uma Oca solitária, mas muito mais mítica, quase intocável).

A do Douglas é mais drama, o “armagedon” dos clichês. Mas nada a ver com o apocalipse e nem com o filme superdown que assisti no domingo – Fim dos Tempos (The Happening), dirigido por M. Night Shyamalan em sua pior forma, que trata justamente do… extermínio da humanidade. Ao contrário: o lance do sujeito é vigor – só que com atitude. Pelo menos essa é a leitura que eu faço do seu trabalho.

Douglas Garcia, 38 anos, dez deles dedicados à captura de imagens, é o cara em fotos de arquitetura/ ambientes. Entra no site dele (www.fotouhf.blogspot.com) para entender melhor essa vibe. E se também te der uma vontade louca de comprar uma foto dessas, vá em frente: douglasgarcia@msn.com

Tô indo agora para a Bienal assistir dois desfiles, espiar o lounge do WGSN e outros babados mais que te conto depois. No caminho, vou dar uma flertada com a Oca, só que com a imagem do Douglas Garcia na cabeça e uma outra mira no olhar. Fui!

Anúncios

Written by AllexInCasa

junho 17, 2008 às 7:11 pm

Publicado em Sem categoria

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Legal Alex. Mas chega de Oca, ne. kkkkkk

    To brincando. Muito bom o fotografo.

    Roberto

    junho 17, 2008 at 7:41 pm

  2. curto quando voce fala de arquitetura por aqui.

    Grande, alex.

    Diogenes

    junho 17, 2008 at 8:04 pm

  3. gostei muito.

    Ruth

    junho 18, 2008 at 10:52 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: