AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Meio clássica, meio contemporânea – com borda recheada!

with 5 comments


Justiça seja feita: ninguém melhor do que os ianques nessa coisa de delivery. Imagine você que, nos anos dourados, era febre nos EUA comprar casas pré-fabricadas pelo telefone, assim como quem pede uma pizza metade mussarela, metade calabreza. O esquemão começava com a escolha do puxadinho no catálogo de modelos e terminava na entrega de envelopões gigantes com muitas paredes e um manual de montagem no melhor estilo faça-você-mesmo.

Os novos tempos chegaram e, com ele, vieram novas ferramentas de consumo, como a internet. E as tais casinhas de entrega-rápida continuam bombando. Tanto que o MoMA de Nova York está realizando a mostra Home Delivery: Fabricating the Modern Dwelling, que faz um mergulho no passado, no presente e no futuro das residências pré-fabricadas, com um projeto de construção localizado próximo ao Museu. As cinco casas erguidas ali foram criadas respectivamente pela Kieran Timberlake Associates (Philadelphia); Jeremy Edmiston and Douglas Gauthier (New York); Horden Cherry Lee Architects / Haack + Höpfner Architects (London/Munich); Massachusetts Institute of Technology School of Architecture and Planning / Associate Professor Lawrence Sass (Cambridge); and Oskar Leo Kaufmann (Dornbirn, Austria).

No site www.momahomedelivery.org você vai encontrar o processo de desenho e produção em proporções reais. Dentro da galeria, 84 projetos arquitetônicos que englobam 180 anos são apresentados através de filmes, croquis, desenhos e plantas originais, fragmentos, fotos, patentes, jogos, materiais de venda e promoção, brinquedos e reconstruções parciais. Essa coleção de materiais diversificados ilustra como as casas prá-fabricadas têm sido não somente um reflexo da moradia, como também um objeto viável de design e um agente importante no discurso da sustentabilidade, invenção arquitetônica, novos materiais e formas de pesquisa.

Anúncios

Written by AllexInCasa

julho 21, 2008 às 1:48 pm

Publicado em Sem categoria

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. oi allex! agradeço a visita e adorei saber que o blog está nos seus favoritos! como venho sempre aqui, fico super feliz! bjs e seja mt bem-vindo sempre que quiser aparecer por lá!

    Claudia Pimenta

    julho 21, 2008 at 2:12 pm

  2. amei a dica. ate quando fica em cartaz?

    Vera

    julho 21, 2008 at 2:49 pm

  3. bem legal,aleex!

    joyce

    julho 21, 2008 at 3:48 pm

  4. Incrível, isso, não? Sabia que essas casinhas tinham sido febre nos anos pós-guerra, mas não sabia que elas ainda podem ser encontradas por aí… Adorei! Ótimo material de pesquisa, hein?

    Lara

    julho 21, 2008 at 5:32 pm

  5. No Brasil essas casas tb são comuns não?

    Mila

    julho 23, 2008 at 9:53 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: