AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Aqui tem buriti

with 4 comments


Não sou necessariamente um caixeiro-viajante, mas sempre que aporto numa paradinha nova, seja pra cá ou pra lá das fronteiras, a segunda coisa que mais me interessa (a primeira sempre é a paisagem) é invariavelmente o artesanato local. Tem a ver com o meu consumismo declarado, óbvio, mas essa “tara” também carrega boa dose de respeito ao próximo e muita fome de conhecimento. Entendo que nenhuma outra manifestação cultural fala tanto sobre a identidade de um povo quanto manufaturas típicas boladas a partir da estética, das matérias-primas e dos dramas sociais do pedaço.


No Maranhão, como num zilhão de outras quintas por esses Brasis adentro, mais especificamente nos vilarejos de Barreirinhas e Tutóia, as artesanias com sementes e fibras de buriti correm soltas. Claro que o Renato Imbroisi (a convite do Sebrae e do Ministério do Desenvolvimento Agrário) já deu as caras por lá e tá fazendo a coisa transbordar para outros mercados, o que só potencializa a geração de renda – como já contei aqui naquele post sobre o trabalho do designer em Brasília. “A ação é relativamente simples porque eles já dominam todo o processo. O que tenho feito é uma direção financeira e de arte, deixando bolsas, sandálias e outros acessórios com ares mais fashionistas”, disse Imbroise em entrevista à Paty Favalle, para a Casa Vogue. Tudo é confeccionado com pigmentos vegetais da região, como urucum, salsa e pequiá. extraídos das áreas próximas. “Insistimos para que esses materiais não sejam descartados, transformando-os no grande diferencial do artesanato dessas comunidades. Além disso, a cartela cromática chega a 10 matizes, e o resultado final é impressionante”.


Dá uma olhada na produção descolex que anda saindo…

Anúncios

Written by AllexInCasa

julho 22, 2008 às 10:05 pm

Publicado em Sem categoria

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. oi allex! que coisas mais lindas! o nosso brasil dá show, né? as bolsas – minha paixão – já são objetos de alto quociente de desejo fashion! adorei! bjs!!!

    Claudia Pimenta

    julho 23, 2008 at 12:47 am

  2. muito bom

    Eduardo

    julho 23, 2008 at 11:28 am

  3. quero todas

    Mila

    julho 23, 2008 at 9:52 pm

  4. Onde posso encontrar as peças mostradas no seu blog sobre artesanato em buriti ?
    Obrigada

    Silvana Morais

    julho 24, 2008 at 9:07 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: