AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Inteligência artificial

with 4 comments


Embora eu seja da tchurma dos empolgados com arte orgânica, visceral, manufaturada com sangue e suor, não posso fazer bico para o admirável mundo novo que se projeta cada vez mais definido à nossa frente. Tudo a ver com as cyber-profecias de Isaac Asimov.

Na revista Bravo! deste mês, tem um artigo supimpa sobre a polêmica do valor artístico gerado pelas máquinas. Afinal, sua excelência o computador, esse sujeitinho maledito cuja a ausência seria inimaginável em nossos dias, pode ser considerado também um artista? Humpf! Se o Duchamp ainda estivesse entre nós, a gente pegava ele na curva com tal incógnita.

Hipóteses à parte, a pergunta que não quer calar é: por trás de toda grande máquina, não há sempre um grande homem?

Veja o projeto criado por Sheldon Brown, em parceria com o Experimental Game Lab, exibido no FILE 2008 Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que rola no Centro Cultural Fiesp, até 31 de agosto.


Parece prolixo, mas não é lá muito hercúleo entender a instalação Scalable City, que cria um ambiente urbano/suburbano/rural através de um circuito de visualização de dados. Cada etapa é construída em cima da anterior, desse modo amplificando os exageros, artefatos e padronagens do processo algorítmo. Os resultados desses experimentos virtuais com o ambiente de uma cidade são estampas, instalações de vídeos e jogos interativos para diversos usuários, além de espaços virtuais quase tangíveis – tão próximos da realidade que quase dá para tocá-los!


Através dessas obras de arte, uma variedade de poluições computadorizadas ganham cor, forma e volume. A idéia é criar a visão de formas que fazem parte da cultura moderna e que são criadas repetidamente à exaustão. O projeto não apoia nem critica esse fato, mas oferece uma extrapolação de tendências algorítmas, aumentando a percepção do ser humano em relação às estéticas geradas por lógicas matemáticas, que hoje são cruciais para a existência de toda e qualquer manifestação do design. Sacou? Não, né? Então passe por lá, pois tenho certeza que você vai entender tudinho.

Anúncios

Written by AllexInCasa

agosto 19, 2008 às 3:33 pm

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Genial. É tudo virtual?

    Lucas

    agosto 19, 2008 at 5:25 pm

  2. admirável mundo novo

    Beth

    agosto 20, 2008 at 12:20 pm

  3. acho que naum entendi

    michelle

    agosto 20, 2008 at 12:58 pm

  4. isso e um telão?

    Judite

    agosto 21, 2008 at 12:29 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: