AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

As curvas que você desenhou para mim

with 2 comments

“A arquitetura não me interessa, o que me interessa é a vida”. Sábias palavras as dele, Oscar Niemeyer, que completou mais um ano de vida no último dia 15/12 para somar aos seus cem, muito bem construídos. Você já viu a coleção que a H. Stern lançou a partir dos croquis arquitetônicos do Oscarito? Pela primeira vez, o arquiteto aprova pessoalmente e imprime sua assinatura numa linha de balagandãs em sua homenagem, a partir dos próprios croquis. Entre as belezuras, há uma jóia desenhada por ele numa serigrafia dos anos 80 e várias outras inspiradas em traços femininos. “As jóias são muito bonitas e bem leves. É incrível como conseguiram fazê-las iguais aos meus desenhos”, diz.


A coleção nasceu por iniciativa de Roberto Stern, presidente e diretor de criação da H.Stern, que sempre privilegiou as formas orgânicas e curvilíneas nas jóias. “Não encontramos linhas retas na natureza, por isso gosto da assimetria e dos traços irregulares, mais humanos e naturais”, diz Stern.

A inspiração dos designers não foi a forma final das obras de Niemeyer, mas o elemento primário delas: os traços e contornos aparentemente despretensiosos que, depois de trabalhados, transformam-se em conjuntos arquitetônicos como aqueles de Brasília e da Pampulha, do Copan e do Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, e por aí vai.

Se Niemeyer parece torcer as retas em seus monumentos de concreto e transforma as curvas na solução natural para as suas criações, a H.Stern faz o mesmo com ouro e diamantes nesta coleção. Além dos contornos curvilíneos e dos espaços vazios – cultuados no legado arquitetônico da nossa lenda viva – também foram retratados nas jóias. Anéis, pulseiras e brincos valorizam as linhas simples intercaladas por espaços vazados.

A Coleção H.Stern por Oscar Niemeyer tem jóias de ouro e diamantes, divididas em oito linhas e batizadas com nomes de desenhos, obras e de alguns projetos famosos. Carregam a simplicidade dos traços, que se resumem a poucas e essenciais linhas: soltas, livres e contínuas.

Anúncios

Written by AllexInCasa

dezembro 18, 2008 às 5:16 pm

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Lindo o texto. E lindas as jóias.

    Andre

    dezembro 19, 2008 at 10:38 am

  2. oi allex! ah, que parceria vitoriosa – niemeyer e hstern… sucesso na certa! hoje mesmo postei sobre o gênio da arquitetura no meu blog, em homenagem a minha cidade… aliás, tb já morei em brasília, aquele patrimônio de beleza… espero que o seu 2009 seja coroado de muito sucesso e alegrias! bjs!

    Claudia Pimenta

    janeiro 5, 2009 at 8:03 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: