AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

O Aviador

with 4 comments


Acima, a poltrona F1

Lembra do Sergio Faher, autor daquela cadeira construída com palhetas de guitarra? Pois ele ataca novamente, desta vez com o alumínio de aviação como matéria-prima motriz para as peças, inspiradas no universo aeronáutico.


Mesa de centro JAPAN

A dificuldade de encontrar tecnologias no Brasil que viabilizem os projetos é um estímulo para o desenvolvimento de novos sistemas construtivos”, explica Fahrer.  “A Coleção 2009 é uma das mais completas e, com certeza, a mais arrojada e tecnológica que já desenvolvi”.


Banco DC-3

Olho no conceito da coleção, by Fabiana Freire (Sobral), que diz tudo: para a sustentação das peças, Fahrer criou um sistema construtivo pioneiro, que batizou de “nervura estrutural”. O conceito foi inspirado nas asas dos aviões, que utilizam desenho e estruturação semelhantes para se manterem firmes durante o vôo. O resultado são peças leves, extremamente resistentes, que parecem flutuar. Esse efeito só foi possível graças ao estudo inédito de engenharia feito sob medida para a coleção, que faz com que as bases das peças se mantenham firmes mesmo tendo apenas 4 mm de espessura. Proporcionalmente falando, a estrutura é o equivalente ao traço de uma lapiseira 0.5 no desenho de um móvel feito em uma folha de papel A4. Por conta do ineditismo do processo, Fahrer está obtendo a patente dessa tecnologia. Outro detalhe importante é que o desenho exclusivo da “nervura estrutural” confere uma identidade particular às peças e associam o desenho ao trabalho do designer.


Mesa de centro LOLA

O alumínio reciclado de aviões fora de uso ainda ganha desenhos nas bases de algumas peças recortados por um jato de água em alta pressão – como o corte a laser poderia deformar as peças graças ao calor emitido, a solução foi encontrar outro sistema para garantir os desenhos originais de cada peça.


Cadeira NENA (acima, à esquerda, detalhe da vista lateral)

Entre os revestimentos, as madeiras naturais certificadas pelo FSC e o couro calçadista – mais conhecido como “recouro” – estão entre os destaques. O couro é mais uma inovação da Meccane, que mantém a preocupação ecológica na ordem do dia. Usado tradicionalmente em calçados, Fahrer inova ao aplicar o material para revestir mesas, poltronas e bancos. Como resultado, surgem várias opções de padrões e texturas – 18 delas ao todo –, nunca vistas antes em mobiliário. A vantagem do material é a altíssima resistência. Difícil de riscar, manchar ou danificar, o “recouro” é obtido através de um processo industrial especial, em que sobras reaproveitadas se transformam em rolos de couro natural reprocessado.

O lançamento é da Meccane (www.meccane.com.br)

Anúncios

Written by AllexInCasa

março 31, 2009 às 11:59 pm

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Allex, você é o máximo! ADOREI a matéria, obrigada…e o grande prazer é todo meu !!!
    Bjos
    Fabi

    Fabi

    abril 1, 2009 at 3:41 pm

  2. Allex, gostei muito da criatividade, as peças são lindas, tem como adiquirir?

    Maria Gomes

    abril 2, 2009 at 4:52 pm

  3. pode me passar o preço delas ??
    são perfeitas ??

    matéria demais
    parabens

    gustavocorrea

    abril 2, 2009 at 5:44 pm

  4. Gostaria de parabenizá-lo pelas obras primas de design e engenharia!!
    E também gostaria de saber o preço do banco DC-3, ele é maravilhoso e gostaria de tê-lo em casa!!!!
    Por favor, informe-me onde comprá-lo e o preço.
    Grata.

    Bets

    abril 3, 2009 at 10:47 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: