AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Puxando o tapete

with 4 comments

Aproveitando o gancho dessa história de tapetes alemães, descolei outra novidade do gênero lá no Dezeen.com (meu blog gringo predileto). Todo mundo sabe que os carpetes de madeira, evolução do assoalho, estão entre os acabamentos mais blockbusters do mercado, desde o século passado. Mas uma estudande alemã de desenho industrial foi um pouquinho mais longe ao criar uma variante cheia de mobilidade: tapetes de madeira.

Quem se liga nos mandos e desmandos do planeta décor, já está até acostumado com tapetes diferentões, com lãs mais felpudas e volumosas do que a cabeleira da Diana Ross, ou modelos estilizados em retalhos, couros, peles sintéticas, borrachas e afins. Mas acho que Elisa Strozyk puxou o tapete de todo mundo no quesito originalidade.

A técnica da moça (que tem pouco mais de vinte aninhos e cursa o Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres) varia conforme o efeito que ela quer dar aos pisantes. Assim, as placas podem ser cortadas a laser ou artesanalmente mesmo. Depois, são coladas a uma malha anti-derrapante, como uma espécie de mosaico. A funcionalidade do produto é impecável, considerando que, tanto pela espessura da madeira quanto pela aderência do tecido no chão, ninguém escorrega ou tropeça.

Por enquanto, ela batizou este trabalho (ainda acadêmico, mas já premiado e patenteado) de “madeiras têxteis”. Pela geometria do material e pela flexibilidade da sua superfície, é possível aplicá-lo também como acabamento em diferentes plataformas: pisos fixos, paredes, revestimentos de móveis.

Desenvolvi este trabalho quando estava trabalhando com lâminas irregulares de madeira descartadas por uma marcenaria. Fiquei fascinada pela sua geometria e tive a ideia de fazer os tapetes. Para o designer, é fundamental inventar novos usos com material residual. Numa época onde os recursos estão cada vez mais ecassos, é importantíssimo contar com essa consciência de reciclagem”, contou ela ao Dezeen. Abaixo, uma imagem em GIF que mostra o produto em ação:

Anúncios

Written by AllexInCasa

maio 13, 2009 às 5:32 pm

Publicado em Décor, Design

Tagged with , , , ,

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Aprovo completam ente esta idéia, como futuro gestor ambiental, a visão de que madeira poderia se tornar um carpete montável e desmontável e com uma bela ilusão de ótica, preservando o ambiente e otimizando tanto recursos como resíduos é fenomenal,…..se a designer quiser me enviar uma peça piloto eu agradeceria muito
    Comunicarei este artigo aos meus cologas

    Diego....Gestão Ambiental

    maio 13, 2009 at 8:25 pm

  2. Belíssima e inteligente obra. Poderei aproveitar oo desenho, com a devida permissão da autora para apresentá-plo como amostra na ocasião do ‘DIA D” em nossa expoxição ambiental na igreja no mês de agosto-setembro.

    Pe. Mauro Domesi

    maio 13, 2009 at 9:27 pm

  3. Belíssima e ineligente obra. Poderei apresentar o modelo em nossa paróquia Imaculado Coração de Maria por ocasião da comemoração anual do “DIA D” no mês de setembro. Com a devida aautorização da autora.
    Pe. Mauro Domesi

    Pe. Mauro Domesi

    maio 13, 2009 at 9:36 pm

  4. Como é bom saber q tem pessoas preocupadas com nosso meio ambiente em todos as partes do mundo. Sou artesã, meus trabalhos são criados do material reciclado, meu e de outros artesãos da A casa do artesão, e é importante não só a gente reciclar como nos reciclar profissionalmente, vendo trabalhos maravilhosos como este. abraço. Marcia Martins.

    Márcia Martins

    maio 15, 2009 at 12:14 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: