AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

No rabo do jacaré

with 6 comments

No caldeirão de Zaha Hadid (olha ela aqui de novo!), moda, arquitetura e design são farinhas do mesmo saco. Lembra do sapatinho que ela desenhou para a Melissa? Pois agora a arquiteta iraquiana rabisca mais um pisante, desta vez para a Lacoste (meu jacaré predileto, diga-se de passagem).

A novidade não acrescenta absolutamente nada de novo ou subversivo ao portfólio da designer, mas dá um sopro de vanguarda na marca do tenista francês René Lacoste, cujo desenho original da sua peça mais notória, a camisa polo, é praticamente o mesmo, desde 1927 (graças a Deus! Adoro a inovação… mas existem certas coisas que, definitivamente, não podem ser “mexidas”). Tradição de um lado, modernidade absoluta (e polêmica) do outro: Zaha é o que há de mais badalado no panorama internacional da arquitetura contemporânea. Mas, as formas que saltam da sua telinha de plasma 40”, dividem opiniões. Como sempre rasgo elogios inflamados à mulher, desta vez achei mais conveniente, para efeitos jornalísticos, ser menos opinativo e virar a moeda. Fabrizio Rollo, editor de estilo de Vogue e Casa Vogue, solta o verbo: “No começo, a estética dela causou um impacto no mundo. Parecia que nós precisávamos daquele ‘beliscão’ de modernidade e futurismo. Mas com o beliscão, vem o grito. Está na hora de coisas mais macias e doces, de menos dor. A impressão que dá é que ela se senta ao computador para criar, aperta um botão, e… o computador faz tudo para ela… Tenho um amigo, o arquiteto belga Vincent Van Doysen, que com suas linhas puristas conquistou clientes como a atriz Julianne Moore, que compartilha a mesmo opinião que eu”, diz.

Sou contra essa arquitetura escultural, em larga escala – em exceções, tudo bem. Mas imagine uma cidade abarrotada de prédios esculturais. Seria um caos, uma agressão urbana. Por mais verticalizadas que sejam, no conjunto, as linhas puras compõem um skyline mais harmônico”, conclui.

Na seleção de imagens abaixo, sem crocodilagem, uma retrospectiva do traço de Zaha, aplicado em prédios, móveis, casas e coisas:

Anúncios

Written by AllexInCasa

maio 20, 2009 às 9:11 pm

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nossa! Eu admiro muito o trabalho dela mas tinha uma sensação que não sabia explicar mas o Fabrizio sintetizou tudo.

    Bjs

    Paula Castro

    maio 23, 2009 at 2:51 pm

  2. Oi Allex.

    Concordo plenamente com vocês…

    Parabéns pelo post!!!

    Abração

    Wagner

    Wagner Archela

    maio 23, 2009 at 4:02 pm

  3. Olá Allex,
    Que tal uma abordagem sobre as maravilhas que o Brasil está produzindo em tecidos de decoração? Sou assessora da RenauxView, de Santa Catarina (berço da tecelagem brasileira!), que fornece os tecidos para o Restaurante Casa Hotel na Casa Cor deste ano, alguns assinados pelo Sig Bergamin. Sugiro uma pauta sobre como usar os tecidos desde as paredes até os guardanapos. Fico à disposição para mais informações. Obrigada!

    Aline Cabral Vaz

    maio 24, 2009 at 8:05 pm

  4. Também adorei a comparação com o beliscão, uma forma simples, clara e direta de expressar a opinião, como a boa didática deve ser. Achei genial!!
    Parabéns, Estê.

    Estê

    maio 25, 2009 at 11:12 am

  5. Grande Fabrizio! Falou o que precisava ser dito. Esse clima futurista em excesso deixa a gente meio zonzo, não?
    E Allex, adorei te ver no sábado… E adorei também ver que os comments estão mais fáceis por aqui. Beijo grande!

    Lara Muniz

    maio 25, 2009 at 1:00 pm

  6. Esta é a minha primeira ao seublog. Parabéns! Amei seus comentários e as fotos estão belíssimas! Estou encantada!
    Não sou arquiteta, nem decoradora. Adoro decoração! Compro todas as revistas e tiro delas ideias e inspiração para mudar meu canto. Agora, tenho você! Parabéns mais uma vez!
    Marília

    Marilia Lima

    fevereiro 24, 2010 at 3:12 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: