AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Punk design

with 4 comments

Se você curte adesivos, cola mais. Se é adepto de mobília customizada, então… senta que lá vem história! Olha só que bacana essa dica do über-gênio André Rodrigues, editor do SPFW e alguém que, como eu, adora a subversão em prosa, verso, cor e forma: os designers Jimmie & Martin (www.jimmiemartin.co.uk), autores dos i-sticks mais descolados que eu já vi; e dos móveis que nem Alice viu em sua trip ácida pelo País das Maravilhas.

Acima, wallpaper do duo Jimmie&Martin – o adesivo pode ser muito bem usado como cabeceira fake de uma cama box / foto: Divulgação

Estetas por natureza, o ex-modelo e o ex-vendedor de design se conheceram num clube em Estocolmo, na Suécia. Rolou uma química e, quando se deram conta, estavam morando juntos. E colecionando traças e troços. “Consumíamos peças de antiquários, feiras de antiguidades e leilões. Comprávamos os objetos e, durante o processo de restauração, percebíamos que lhes faltava ousadia e contemporaneidade. Então começamos a interferir com grafites, estampas, desenhos. Foi a maneira que encontramos de tornar imperfeito aquilo que era perfeito. A perfeição é um tédio. Um dia, quando estávamos de mudança, uma pessoa viu os móveis e adorou, pediu para colocarmos à venda em sua loja. E foi assim que tudo começou“, contaram os meninos ao André, direto do seu QG em Londres.

Vieram então algumas congratulações de estofo, como os prêmios “Novos Designers do Reino Unido”, “Melhor Design de Mobiliário” e “Design & Decoration”, além da parceria com mister Phillipe Starck nos interiores do hotel St Martins Lan. Tá?

Mas além dos adesivos (grandes simuladores da realidade, como os de criado-mudo que ficam perfeitos contracenando com uma cama de verdade), eles também brincam com a proporção dos móveis e objetos, subvertendo geral numa produção divertidíssima. Cores sintéticas e fluorescentes, caveiras, grafites, pink flamingos, animal prints e frases de efeito grafitadas dão o tom no acervo (vide a seleção e tire suas próprias conclusões).

Algumas sacadas são geniais, como o móvel preto antiquíssimo que granhou uma explosão de cores nas gavetas (foto acima). “Não acreditamos que estamos destruindo as peças, pelo contrário. Estamos recriando móveis antigos porque achamos que as pessoas não querem mais madeira crua. Os consumidores buscam cada vez mais customização do produto final. Então mantemos a forma original, que é praticamente insuperável, e recriamos a estética para atrair tanto os clientes mais conservadores, que apreciam as formas clássicas, quanto os mais ousados, que buscam elementos transgressores”.

O duo Jimmie (direita) e Martin: punk design na veia / foto: Divulgação

Anúncios

Written by AllexInCasa

junho 5, 2009 às 11:00 am

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. PQP!! Muito bom…
    Bjs

    Paula Castro

    junho 5, 2009 at 6:11 pm

  2. sou decorador
    gosto de inovação, ousadia e inreverencia.
    porque não, porque sim??????
    cada um faz de sua casa a sua cara e estilo.
    um arrazo.
    sofa com duas mesinhas laterais com abajures rsrsrs
    já era viva a inovação

    marco antonio o

    junho 5, 2009 at 7:24 pm

  3. Ola Allex, estou conhecendo hj o teu blog e adorando d verdade. Claro q sendo editor de casavogue vc consegue fotos c super qualidade como essas, pq eu como fan e colecionador de CV, fico frustrado d não conseguir fotos boas na web, somente p te-las aqui no pc e usa-las como inspiração d trabalho.
    Acreditas em inconsciente coletivo?? Pois é, ate ja tive ideias mt parecidas c os designers Jimmie e Martin, mas nao as botei em pratica…..
    Será q ainda da tempo ou seria considerado plagio deslavado???
    Enfim, o blog ta lindo, os textos melhores ainda e so me resta dizer: parabens,e espero que voce consiga tempo p continuar colocando no ar muitos “acepipes” de design e decor tão deliciosos como esses.
    Um grande abraço e ate a proxima…
    Jony.

    Jony

    junho 7, 2009 at 12:54 am

  4. sem falar que como eles são lindos, né

    Gisela Vargas

    junho 17, 2009 at 3:51 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: