AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

O "F" que faltava

with 4 comments

A 6F Decorações (www.6f.com.br) incrementa a coleção 2009 com um “F” a mais. Monsieur Fabrizio Rollo (veja o que já publiquei sobre ele aqui) assina uma linha exclusiva para a marca. Claro que, em se tratando deste meu nobre colega, não é nada que a gente já tenha visto, pelo menos em cerâmicas (venhamos e convenhamos: arabescos, florais e outras pinturas clássicas, tudo bem, mas estamparia em op, é a primeira vez, né?).

Inspirado na psicodelia da optical art, Fabrizio converteu essa ilusão de ótica em estampas para potiches, vasos e garden seats, deixando essas peças de shape milenar com uma cara absolutamente moderninha. Projetadas no Brasil e desenvolvidas na China, quadradinho por quadradinho, cada acessório pode levar até seis meses para ficar pronto. Um luxo, né?

Queria aproveitar a arte milenar da porcelana pintada em azul e branco, sem interferir na técnica, mas sugerindo um grafismo diferente, tirando o máximo partido da sabedoria e precisão desses artesãos”, me contou Fabrizio. “De longe, a pintura é exata, simétrica. De perto, pequenas imperfeições acentuam o charme artesanal. Por isso fiz questão que elas fossem feitas a mão”, continua o designer, que insistiu na manufatura para garantir o efeito que não conseguiria com decalques, adesivos, apliques ou outros artifícios industriais. “É um trabalho muito minucioso. Até o tom da tinta de cada quadrado depende da força que o artista coloca na pincelada. Aí é que está a sofisticação”.

Haja paciência oriental para tanto detalhe.  “Vários ateliês chineses rejeitaram o pedido”, brinca Fabrizio. Consigo até visualizar a cara do chinês se descabelando com o pincel na mão e as vistas embaralhadas. Entenda o por quê na sequência:

Anúncios

Written by AllexInCasa

agosto 21, 2009 às 6:48 pm

Publicado em Décor, Design

Tagged with , , , ,

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. nada se cria tudo se copia

    Didi

    agosto 27, 2009 at 3:40 am

  2. Fabrizio arrasou. Muito lindo.

    Lilian

    agosto 27, 2009 at 3:41 am

  3. chique no urtttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttimo.

    Adriana

    agosto 27, 2009 at 3:42 am

  4. Isso é contemporaneo…poder utilizar a tradição, a técnica e o know how milenares com a interferência de outros movimentos bem mais recentes..cinéticos, concretistas…achei q a união de tudo isso ficou extremamente chique, completamente wearable e espero q acessível tb, adoraria poder fazer uma coleção e misturá-los aos real china…mas quem sabe fazer essas produções é o f q faltava…adorei….bjs

    Renata Sherman

    setembro 8, 2009 at 10:53 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: