AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Como nascem as lendas

with 6 comments

Conheci o trabalho do Rodrigo Almeida (www.rodrigoalmeidadesign.com) há quase dois anos, na gênese deste blog – o cara tem olhar crítico e costumava dar palpites ácidos nos posts, antes de se mandar para uma temporada no estrangeiro. Não sei ao certo a razão do périplo… Talvez foi para apurar o gosto (que já era bom), talvez para observar o mundo sob uma grande angular, talvez para sacar o que as pessoas estão fazendo para não fazer, definitivamente, nada parecido.

Essa característica não-conformista transborda para o seu traço. Criativo, engenhoso, subversivo, intrigante e moderno até a medula, Rodrigo é, sem dúvida, o que eu vi de mais novidadeiro entre as novas crias do design nacional.

De volta ao Brasil, ele acaba de abrir um estúdio que, segundo as minhas profecias, deve ir longe, muito longe… Ali ele mixa, muito bem mixado, matérias-primas alternativas (coisa que todo mundo tenta, mas que poucos são felizes no resultado), identidade brasileirinha (pelo apego às raízes, achei que ele fosse nordestino), formas dinâmicas e inventivas (que poderiam ter sido tramadas por qualquer neo-gênio holandês), com apelo estético polêmico (algumas criações chegam a incomodar: impossível ficar indiferente a elas). Tudo absolutamente vanguardista.

“Sou obcecado por cultura popular brasileira, Tropicalismo e Oswald de Andrade. Meu trabalho vai nessa direção…”, diz.

Claro que não é mobília para qualquer um (é pouco comercial, reconheço). Mas, se o objetivo dele for esse (acho que não é), com o tempo há de se podar as arestas. A praia do Rodrigo tem muito mais a ver com edições limitadas, dirigidas, colecionáveis – ah, se ele cai na “zona torta” de Milão…

O começo de todo profissional do design (como acontece em quase todas as outras áreas), é sempre a fase mais difícil da carreira: é quando se pleiteia, desesperadamente, um lugar ao sol tentando equacionar questões elementares, como conceito, ergonomia, plástica, originalidade e adequação mercadológica com o diferencial de uma assinatura autoral. Nesse aspecto, Rodrigo chega com tudo.

Quase ninguém na imprensa ainda falou dele, mas logo o cara vira notícia. Preparem-se para Rodrigo Almeida. Ele só está começando.

e-mail: rodrigoalmeidadesign@hotmail.com
mais infos: 11 2305 2824

Anúncios

Written by AllexInCasa

agosto 24, 2009 às 10:15 am

Publicado em Design

Tagged with , ,

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. ousadas, escancaradas, desinibidas, brasileiríssimas as tuas peças… parabéns Rodrigo, ganhou uma admiradora!

    amelia tarozzo

    agosto 26, 2009 at 11:42 pm

  2. Parabéns ao Rodrigo!!

    E Parabéns ao Alex , pelo olhar preciso e sábio sobre este talento que surge no design brasileiro.
    Vi tb no Jornal o Globo desta semana Fernando e Humbeto Campanha tecerem elogios sinceros ao Rodrigo.
    Eu conheci o trabalho de Rodrigo ha três anos e venho apostando e acompanhando a tragetória dele com a espectativa e a certeza do Sucesso absoluto.

    marilene bittencourt

    agosto 27, 2009 at 12:25 am

  3. uau! super vanguarda. esse vai longe mesmo. deixa só \Milão saber disso.

    Lilian

    agosto 27, 2009 at 3:38 am

  4. bobagem no rastro campaneiro

    Didi

    agosto 27, 2009 at 3:39 am

  5. Didi, vc tem todo direito à sua opinião, mas é muito triste detonar alguém deste jeito. Os Irmãos Campana só chegaram onde estão hoje porque não esbarraram em gente como vc, que poderia muito bem ter comparado a produção deles ao que é feito no eixo nórdico do design. O Rodrigo carrega muitas semelhanças com os Campana, sim, mas aí dizer que o que ele faz é uma bobagem… é muito triste mesmo. O que me alivia é saber que a sua opinião, perante a opinião do Allex Colontonio, é vapor barato. Olha só: já se dissipou! Sucesso pra vc Rodrigo!

    Andre

    agosto 27, 2009 at 12:43 pm

  6. O trabalho do Rodrigo é lindo, novo, consistente! É dessa coerência que a gente precisa. Didi, vai se informar, criatura!

    Juliana

    agosto 28, 2009 at 6:31 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: