AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Um salve para as divas

with 11 comments

Ainda estou contaminado pelas cerâmicas deslumbrantes que vi lá na Cote d’Azur, mais precisamente na cidadela de Vallauris. Fomos conferir uma exposição incrível, num lugar não menos incrível: o Museu Municipal Magnelli. Até dezembro, eles apresentam uma coleção bárbara sobre o trabalho da família Massiers, os cardeais dessa arte. Imagine você que o museu instalado desde 1977 numa antiga abadia, tem uma capela romana que abriga, na sua abóbada, dois painéis pintados em 1952 por ninguém menos que Picasso! Aliás, o museu também tem no acervo vasos e pratos über-inacreditáveis traçados pelo mestre. Très chic!

Outra curiosidade do pequeno condado: Jean Marais, galã do cinema francês nos anos dourados (lembra de A Bela e a Fera?), se dividia entre os sets de filmagem e as cerâmicas. Essa segunda faceta artística pode ser conferida no museu que leva seu nome. Babado forte: Marais foi amante de outro Jean célebre que arrasava nas cerâmicas: Cocteau.

Sem querer ser venenoso (e já sendo), foi no museu Jean Marais que descobri de onde vem boa parte das ideias geniais do americano, considerado um gênio ceramista, Jonathan Adler. (“cooooooooooooooobra“, diria meu amigo Sergio Germano!).

De volta ao que interessa, o post do dia homenageia duas divas gringas das cerâmicas cujo trabalho é de uma poética comovente: Eva Zeisel e Gwyn Hanssen Pigott.

3_Eva Zeisel

Julius Wiedmann, nosso correspondente em Londres, escreveu sobre Eva (www.evazeisel.org) na Casa Vogue desse mês. Vai lá ver! Em plena atividade aos 104 anos de idade, a artista húngara é considerada a fina flor do gênero, com várias condecorações de design no currículo. A sensibilidade para curvas e sua percepção única de sensualidade ajudam a esculpir coleções utilitárias para, de fato, serem usadas, algo que a própria sempre enfatizou. Até mesmo em relação ao fato de serem modulares e economizar espaço na hora de guardar (note que boa parte delas não possui pegas, alças e afins, sem perder a ergonomia).

2_Eva Zeisel II

Há alguns anos, Flávia Rocha escreveu sobre outra grande dama que dá vida ao barro: Gwyn Hanssen Pigott. Formada em História da Arte, desde os anos 50, a artista australiana arrasa numa produção cheia de referências estéticas de outras épocas. A inspiração vem da grande paixão de Gwyn: as cerâmicas chinesas e coreanas. Mas o shape é pessoal e intransferível, com um desenho moderno que não despreza certa rusticidade orgânica. Lindo de ver – e maravilhoso de ter.

4_Gwyn

7_Gwyn 4

Por falar em divas, tenho recebido muitos e-mails a respeito da matéria que escrevi na Vogue de setembro sobre o come back (triunfal) de Whitney Houston – adoooooooooro aquela mulher com tantos “os” que nem caberiam aqui. Atormentada pelas drogas, a artista feminina mais premiada do mundo foi ao inferno e voltou. De alta do rehab, acaba de lançar um álbum quase biográfico que a coloca de volta no topo (ela está liderando as vendas fonográficas no mundo, tá?). Ontem, na abertura da nova temporada do The Oprah Winfrey Show, a apresentadora se debulhou em lágrimas com a apresentação de Whitney. O GNT vai exibir o programa no Brasil em duas partes (21 e 22 de setembro), como foi lá nos EUA (14 e 15). Enquanto a gente não vê a entrevista bombástica, colo aqui o vídeo que pesquei no Youtube. Pode me chamar de cafona, mas fiquei arrepiadíssimo. Salvem as divas!

Anúncios

Written by AllexInCasa

setembro 17, 2009 às 8:30 pm

11 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tá chique demais, hein rapaz? Encontrei sua coluna passado por algum site, nem sei qual foi… passa no meu blog, ele é um pouquinho menos sério que o seu…rs… abraços!!

    Jorge

    setembro 18, 2009 at 9:06 am

  2. Whitney poderosa. Amo.

    Luciana

    setembro 18, 2009 at 10:47 am

  3. arrasou nas ceramicas e no repertorio

    Adriana

    setembro 18, 2009 at 10:47 am

  4. ADOREI ;- )

    rodrigo almeida

    setembro 19, 2009 at 12:30 am

  5. Essa mulher canta muito. E vc escreve muito. Saudades.

    Rutinha

    setembro 19, 2009 at 12:04 pm

  6. Aê, gordinho! 🙂

    André

    setembro 19, 2009 at 12:05 pm

  7. salvem as divas, principalmente a Whitney

    Luciano Gonçalves

    setembro 21, 2009 at 10:25 am

  8. Allex, o que vc acha do mármore carrarinha? Vc colocaria em um piso de sala? Bjos

    Fabiana

    setembro 21, 2009 at 1:12 pm

  9. Não canso de ouvir…

    Adriana

    setembro 21, 2009 at 6:12 pm

  10. Oi Allex! Eu represento a BRA Digital, uma agência de Marketing Digital do RS e gostaria de entrar em contato com você pois estamos organizando uma ação de marketing com blogueiros e gostaríamos muito que participasses! Como não encontrie nenhum email em seu blog, lhe peço que, por favor, entre em contato o quanto antes para podermos conversar.

    Mayara Arend

    setembro 22, 2009 at 1:24 pm

  11. Alem do bom gosto de sempre, adorei a referencia a minha pessoa… ahahahha… Assim vou ficar famoso! Obrigado, querido.
    E parabens pelo site. Cada dia melhor!
    Beijao.

    Sergio Germano

    setembro 27, 2009 at 10:54 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: