AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Japan Pop Show

with 8 comments

japandesign1

Sempre me empolgo quando um grande arquiteto mira a sua prancha para a concepção de produto. Afinal, o que é o design senão a própria arquitetura traçada numa escala reduzida, com todos os valores que pedem as artes humanistas? É o caso da luminária “Mayuhana”, cria do japonês Toyo Ito (o cara que projetou a Serpentine Gallery, em Londres – só isso, tá?).

Como se fosse um novelo de lã (mas com aquela lógica que os nipônicos adoram), ele trança filamentos delgados de fibra de vidro sobre um molde de forma orgânica, que tem esse look meio colmeia, meio casulo, ao mesmo tempo muito modernex. O efeito de iluminação é bacanérrimo, já que a luz filtrada brinca com o jogo de sombras à moda zen, lembrando aquelas luminárias folclóricas de papel-arroz. No Brasil, com exclusividade na Dominici (www.dominici.com.br).

E por falar em olhinhos puxados, começa hoje, no Shopping Iguatemi SP, o Japan Design, feira de produtos de arte, moda e design japoneses organizado pela JETRO – Japan External Trade Organization.  “São Paulo, uma das grandes capitais do mundo, está em sinergia com o evento que já passou por Milão, Paris e Nova York. Esperamos um público seleto, consumidor de arte e design, que prima pela qualidade e sofisticação dos produtos japoneses”, explica Hiroshi Hara, Diretor Vice-Presidente da Jetro. “Moscou e Dubai serão os próximos destinos”, completa.
japandesign2
Até 4 de outubro, você pode conferir (e comprar) produtos tradicionais de diferentes localidades da terra do sol nascente. De Oita, por exemplo, a Aki utiliza papelão cortado a lazer em suas criações. São formas de animais, manequins e embalagens, recortadas em 3 D.
japandesign3
Entre tapetes e mobílias fabricadas em junco, de Kyoto vem a técnica milenar do Urushi, pintura em laca que remonta há mais de cinco mil anos, que aqui colore peças de madeira e resina com acabamento brilhante. Na onda da imagem que abre o post, a Taniguchi traz luminárias assinadas pelo premiado designer japonês radicado na Itália, Toshiyuki Kita.  As peças são confeccionadas em papel artesanal washi, com técnica especial que  dispensa as emendas nas cúpulas.

japandesign4

Anúncios

Written by AllexInCasa

setembro 22, 2009 às 7:10 pm

Publicado em Arquitetura, Artes, Décor, Design

Tagged with , ,

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. muito boa a luminária da abertura

    Alex

    setembro 22, 2009 at 10:07 pm

  2. eu vou

    Adriana

    setembro 23, 2009 at 11:38 am

  3. uma vez eu fiz uma luminária na facu que dava uma sensação ótica interessante…só q essa era com fios de nylon…tipo linha de pesca marítima…tinha ficado legal…por causa dos desvios e mudanças de intensidade de luz…mas enfim…deixa eu voltar pra minha realidade atual…rs

    fernando

    setembro 24, 2009 at 10:24 am

  4. muito boas as peças

    Luciano Gonçalves

    setembro 24, 2009 at 10:36 am

  5. Tudo o que vem do Japão merece uma olhadinha com mais atenção… E um dos mais-mais, por hora, é mesmo o Toyo Ito – vale ficar de olho na figurinha.

    Lara Muniz

    setembro 24, 2009 at 10:38 am

  6. Oi Allex, somos muito fãs do seu blog. Gostaríamos muito que vc. desse uma olhada no design de nossa cama Lorena, postamos fotos aqui,
    http://www.facebook.com/album.php?aid=7006&id=100000043061688&l=fbfe0ef3f8

    obrigada e super parabéns pelo excelente blog!
    Ligia e Priscila
    Casapronta Quartos

    Ligia e Priscila

    setembro 24, 2009 at 12:12 pm

  7. Kengo Kuma. Anotem o nome: Kengo Kuma, ele é um dos mais incríveis arquitetos de todos os tempos. E é japonês, claro! 😉

    Andre

    setembro 25, 2009 at 1:38 am

  8. Ameiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!

    Celeste Chad

    setembro 27, 2009 at 9:50 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: