AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Caruaru

with 8 comments

marcelo-rosenbaum-caruaru-3

No universo criativo de Marcelo Rosenbaum (www.rosenbaum.com.br), o Brasil é grande. É verdade que a cultura pop, os japonismos e o olho na vanguarda sempre estiveram ali, mas quando o designer colocou o pé na estrada para desbravar nossas veredas e redesenhar o sonho de gente humilde país adentro, a imersão na nossa cultura foi imediata (quem já viu o “Lar, Doce Lar” do Caldeirão, sabe do que eu tô falando).

Sua nova coleção, produzida pela indústria Artefama (www.artefama.com.br) e comercializada com exclusividade pela Micasa (www.micasa.com.br), é composta por móveis inspirados no improviso da Feira de Caruaru, no agreste de Pernambuco, um dos maiores mercados livres do mundo, patrimônio cultural do Brasil, há mais de 200 anos.

marcelo-rosenbaum-caruaru-1
Composta por 18 peças (mesa, poltrona, banco, cadeira, raque, estante, bufê, armário, cabide e lanterna de chão, entre outras), a coleção resgata os fundamentos construtivos e shapes dos mobiliários de exposição da feira. Trabalhadas em madeira pinus cultivada, as peças ganham os tons de amarelo sol do agreste, de azul céu, de cinza guará, de verde mandacaru, preto carcará ou laranja caju – em algumas peças, inclusive, foram usadas cordas em fios de pet reciclados.

marcelo-rosenbaum-caruaru-2
O sotaque fica ainda mais acentuado com um toque customizado: boa parte dos móveis foram estampados com xilogravuras exclusivas de J. Borges, um dos maiores artistas populares do Brasil, mestre na ilustração da literatura de cordel, também criador do logotipo CARUARU.

“A Linha CARUARU é uma homenagem ao pensamento simples, autêntico, que permite reinventar-se todo dia. Traz essa riqueza tão abundante Brasil à fora, para dentro de nossas casas, como exaltação da essência do popular brasileiro”, diz Rosebambambã.

marcelo-rosenbaum-caruaru-4

Anúncios

Written by AllexInCasa

outubro 15, 2009 às 7:33 pm

Publicado em Design

Tagged with , , ,

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. esse cara valoriza demais a nossa cultura, por isso chegou onde chegou

    Luciano Gonçalves

    outubro 15, 2009 at 7:54 pm

  2. o aparador laranja é a minha cara, mas os pes ainda me incomodam um pouco. de qq forma sou fã do trabalho do Rosembaum. e do seu tb.

    Adriana

    outubro 15, 2009 at 7:59 pm

  3. Gosto da idéia e da simplicidade. Tb é legal pelo provavel baixo custo, mas mesmo assim o nome éuma grife e deve custar uma fortuna. esse é o problema do consumo de design no Brasil.

    Vania Macedo

    outubro 15, 2009 at 8:03 pm

  4. MARCELO ROSEMBAUM SE GLOBALIZOU LITERALMENTE MAS NAO PERDEU O LADO HUMANO E FEZ BOM USO DAS REFERENCIAS CULTURAIS DO BRASIL. LOUVAVEL.

    A. Carvalho

    outubro 15, 2009 at 8:16 pm

  5. A cor amarela na decoração é mutio bonita ma stenho a sensasão que enjoa facil. como escolher onde e como usar¨?

    Paulo

    outubro 16, 2009 at 1:53 am

  6. Muito estiloso

    Jonathan R. Moraes

    outubro 16, 2009 at 11:38 am

  7. eu acho os cordel muito bom para as pessoas apreder mais e os autor sao muito inteligente isso e bom para eles e agente e ele e talentoso

    nayla stely

    outubro 24, 2009 at 9:13 pm

  8. Tudo muito bonito e tal…mas só uma coisinha engraçada, a coleção se chama Caruaru até aí tudo ótimo, mas por que ele foi lançá-la em Garanhuns?? Também acho admirável o trabalho dele, mas aí, como caruaruense, me senti usada, ele só usou o nome, o prestígio e a nossa cultura mas não teve a consideração nem de vir aqui, assim é demais.

    Keith Mayara

    dezembro 15, 2009 at 12:50 am


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: