AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

A Finlândia é aqui!

with 6 comments

Tá em Sampa de bobeira? Já para o Instituto Tomie Ohtake! Começa hoje (10/03) a expo “Estrelas do Design Finlandês”, que traz mais de 200 peças desta e de outras épocas selecionadas por uma expert e tanto: Marianne Aav, diretora do Museu de Helsinki. O cardápio, didático até o tutano, tem desde os “deuses” que revolucionaram a indústria das formas e volumes, como Eliel Saarinen (1873-1950) e Alvar Aalto (1898 – 1976), a nomes da cena atual, como Ikka Suppanen (o autor daquela sauna que postei semana passada).

Uma vez escrevi aqui no blog sobre a importância do design finlandês para o mundo e a natureza dessa fama, que tinha tudo a ver com as baixas temperaturas do país e a consequente ênfase da criação voltada ao âmbito doméstico. Mas a exposição demonstra que o buraco é muito mais embaixo. Tudo porquê a Finlândia colocou o design como projeto prioritário, tornando-o fonte primordial da identidade e economia. “Além da qualidade inquestionável do design da Finlândia, foi esse exemplo de visão política, na qual se uniram criadores, forças produtivas, capitais de grande porte, governos e meios de comunicação, que nos entusiasmou a realizar a exposição no Instituto”, conta Ricardo Ohtake, diretor da instituição.

Ainda segundo os organizadores, essa linguagem nacional da forma surgiu na época em que a Finlândia buscava seu papel de nação independente e tentava se livrar da influência russa. A primeira chamada “idade do ouro” do design finlandês, na virada do século 19 para o 20, foi a conquista dos artistas e arquitetos – que também se tornaram interessados em desenhar objetos – em manter o conceito do Art Noveau em todos os trabalhos artísticos.

Mas o reconhecimento mundial começou pra valer nos anos 50, após a Segunda Guerra. Tanto as necessidades da indústria, quanto a dos consumidores, coincidiram para formar uma geração cheia de gás. Essa produção culminou com a criação de uma identidade tipicamente finlandesa. Nas últimas décadas, a tecnologia, que já era sofisticada, levou o país a novas linhas de fabricação, como os celulares, indústrias de celulose, gerenciamento da engenharia e etc. O resto, você confere ao vivo e em cores, até 02 de maio.

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) – Pinheiros SP Fone: 11.2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br

Anúncios

Written by AllexInCasa

março 10, 2010 às 1:55 pm

Publicado em Design

Tagged with ,

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Eu quero ir.

    Vania Macedo

    março 10, 2010 at 8:14 pm

  2. Os caras sao demais mesmo.Se todo mundo fosse assim tao simples o mundo seria perfeito. Porque complicar?

    Marcelo

    março 10, 2010 at 8:19 pm

  3. Vamos a mostra minha gente.

    Vanessa

    março 10, 2010 at 8:42 pm

  4. O LANCE DA CONTENCAO EH BACANA MAS TEM UMA COISA: O PRECO EH INACEITAVELMENTE ABSURDO. ALGUEM AI JAH VIU QUANTO CUSTA UMA XICARA NA ESCANDINAVIA DESIGN POR EXEMPLO? EH DE CAIR PRA TRAS…

    A. Carvalho

    março 10, 2010 at 10:58 pm

  5. […] Sei que, além de rotundo, já tô ficando redundante… Mas juro que no mundinho só se fala na mostra (maravilhosa) de design finlandês que tá rolando no Tomie Ohtake – se você não foi até agora, tenta dar um jeito (adorei tudo o que vi por lá)! […]

  6. Quero a cadeira da terceira foto pra mim!

    fitas cetim

    março 19, 2010 at 1:44 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: