AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

Tsuru

leave a comment »

A história de Shigeru Ban com o papel vai muito além das 456 páginas deste art book que acaba de sair das fornalhas da Taschen.Considerado pela revista Time uma das mentes mais criativas do século 21, o arquiteto rasgou todos os conceitos cartesianos ao construir edifícios com possibilidades inimagináveis de celulose, a matéria- prima mais reciclável de que se tem notícia. “Não gosto de desperdício”, disse ele há 20 anos, quando sustentabilidade ainda era uma questão mais acadêmica do que prática. Desde aquela época, o artista japonês surpreende ao associar algumas toneladas de concreto com colunas de papelão e afins em casas, igrejas, pavilhões e galerias de arte. Seu portfólio, um dos mais comentados da arquitetura contemporânea, inclui a  espetacular concept store do estilista Issey Miyake, no Japão, e uma ponte de papel sobre o rio Gardon, na França.

Nascido em Tóquio, 53 anos atrás, radicado nos EUA, com QG em Paris e na capital nipônica, Ban desenvolveu uma linguagem arquitetônica transversal, que mistura modernismo, experimentalismo, tridimensionalismo, ecologia e poesia – a principal marca do seu traço. Mas a silhueta “origâmica” de seus prédios não é mero mise-en-scène. Humanistas até a última viga e economicamente viáveis, seus projetos foram aproveitados pela ONU na reconstrução da Kobe pós-terremoto e da Nova Orleans devastada pelo furacão.

Boa parte do seu legado está neste “Shigeru Ban: Complete Works”, livro überluxuoso editado por Philip Jodidio. Objeto de desejo, a edição limitada – são 200 cópias numeradas e assinadas pelo gênio – traz uma malha de madeira africana feita à mão, inspirada no telhado de sua mais recente obra-prima, o Centro Pompidou-Metz, na França. Eu queria muito, mas chupa esse “mangá”: custa mil dólares.

+ taschen.com

 

Anúncios

Written by AllexInCasa

outubro 26, 2010 às 6:52 pm

Publicado em Arquitetura

Tagged with ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: