AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

A mulher por trás de Le Corbusier

leave a comment »

Pode até ser distração, mas nunca associei automaticamente o nome Charlotte Perriand (1903-1999) ao de Le Corbusier (mesmo conhecendo a sua biografia e tendo escrito sobre ela zilhões de vezes). Talvez pelo fato de ter trabalhado com dois punhados de fãs da designer francesa, mais a minha assumida quedinha por curvas, não deixei nada e nem ninguém sombrear a força do seu trabalho na minha cabeça – nem mesmo o kaiser modernista.

Hoje, lendo o excelente artigo do Silas Martí na Folha, a ficha voltou a cair: Charlotte foi oficialmente a designer de Le Corbu, sim. E mais do que ofuscações, reside aí um mérito tão legítimo quanto os contornos voluptuosos da sua chaise mais famosa – ou as retas labirínticas daquela sua estante saturada de nichos.

Era dela, de Perriand, o recheio do bolo, o décor de tantas casas notáveis que o mestre traçou. Na seleção dia, uma degustação dessas peças notáveis. Mas ainda é pouco…

A Escola da Cidade e a Universidade alemã Hochschule Konstanz trazem para o Brasil a exposição “résonance* _Charlotte Perriand e suas marcas no Brasil”, até 17 de dezembro.

Por lá, os cenários da vida da artista são reproduzidos em peças de papelão – até os caixotes que armazenam os objetos são reaproveitados como cenários e servem de suporte para os equipamentos de vídeo, que exibem o filme “Diário de uma exposição”, com depoimentos dos estudantes da Universidade alemã envolvidos no projeto. Imperdível.

+ escoladacidade.edu.br

Anúncios

Written by AllexInCasa

novembro 23, 2010 às 7:14 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: