AllexInCasa: pra quem sempre volta pra casa

Just another WordPress.com site

A Cor Púrpura

leave a comment »

Já cantei essa ladainha, mas o trabalho nos últimos meses foi tanto que, quando dei uma paradinha, em janeiro, acabei amarrado numa cama de hospital, com o joelho em frangalhos. Foram 20 dias de quase-férias forçadas no Copa D’Or, no Rio, com direito a muita nostalgia na Sessão da Tarde, entre zilhões de ligações para a redação – Wish Casa estava no clímax da produção, e eu não podia largar o osso.

Revendo a Cor Púrpura, do Spielberg, tive a epifania: um ensaio de tecidos à moda da nada mole vida da Celie, a personagem sofredora que catapultou Whoopi Goldberg ao estrelato – no filme ela cozinha, apanha, lava, apanha, passa, apanha, costura, apanha… enfim, come o pão que o diabo amassou com mortadela rançosa e mostarda azeda.

Para executar a ideia da lavadeira ribeirinha quarando os tecidos à moda antiga, nós também ralamos mais do que côco na mão de baiana. Trabalho árduo capitaneado pela imprescindível Regiane Mancini (minha produtora predileta e amiga muito querida) e clicado pela fotógrafa Ilana Bessler. Sol a pino no complexo da Biologia da Usp – escolhemos o lugar pelo clima ribeirinho e pelas enormes árvores com flores, adivinhem de que cor. Púrpura, é claro! E eu lá pulando de um canto pro outro num pé só, encarnando uma versão pálida – e um tanto quanto rotunda – do Saci Pererê.

O ensaio não vingou como editorial por novecentos motivos alheios à nossa vontade – talvez tenha ficado melancólico demais e o crivo de qualidade aqui é implacável. Mas a poesia, a plástica e as tendências estão ali, documentadas com muito suor. Posto aqui os principais recortes do ensaio, com a seleção dos panos mais quentes da indústria dos tecidos decorativos. Olho no roteiro: só tem loja bacana!

Da esquerda para a direita: linho Soft natural Larmod; pele  Salmão natural Empório Beraldin; veludo Astato da coleção Texturas  Regatta; linho rústico Rosas Grandes;e linho rústico Maly, ambos da Again.

Esticados sobre a mesa: tecido de linho Prints sob Linho Bérgamo Empório Beraldin. Empilhados de baixo para cima: Sanderson-Taupe, 100% algodão, Celina Dias; Dryden Linen da Colefax and Flower na Miranda Green; veludo recortado Amazonas Empório Beraldin; e Galaxie da Pierre Frey na AN.h. O ferro de passar roupa antigo é da feirinha Benedito Calixto e a mesa, do Depósito Santa Fé.

Foto da esquerda – Da parte inferior a superior:  a esquerda, tecido Laço Lilás 100% algodão da linha Cartim Locomotiva; a direita, Algodão Santa Fé na cor Birck com fundo casca de ovo Prints; Bakou da Pierre Frey na AN.h; tecido Rastro Spazio Donatelli sobre o Ratier de linho Aruba Dark Pink Artefacto; Marmara AN.h; e veludo recortado Kushiro Missoni Home. Sob todos eles, Biarritz Pois impermeável na cor groseille Loeb.

Foto da direita – Do primeiro para o último plano: Seda Keur Missoni Home; Gase de linho com listras digitalizadas Mucki; Adágio da coleção Concerto, em jacquard de algodão listrado,Regatta; e Plastificado Rimski da Jakob Schlaepfer na Safira Sedas.

Tecido de linho Centifolia Berinjela da coleção Toscana Regatta e tábua de lavar roupa antiga adquirida no Mercado Livre.

Em sentido horário: tecido laranja e impermeável Bandol Loeb; Ikat Dedar AN.h; palha de seda China Púrpura e seda Fabergé Mucki; lã e linho Acanthus da Designers Guild e pele Pescada natural, ambos a venda na Empório Beraldin. No centro, seda azul Aprille Safira Sedas.

Organza bordada Shiva Spazio Donatelli

Da esquerda para a direita: veludo listrado da coleção Mônaco Tec Dec; Ikat Yang na cor petróleo,  em jacquard medalhão, Regatta; Cramond de seda e algodãoEmpório Beraldin; Flor 3D Acqua 100% algodão da linha Metrópole Locomotiva; veludo Siena Spazio Donatelli; Brocatelle D’Amboise, Jean Roze, AN.h; e Acanthus de lã e linho Designers Guild para  Empório Beraldin. Na mão da lavadeira, a renda Mônaco Tec Dec.

Anúncios

Written by AllexInCasa

maio 25, 2011 às 7:58 pm

Publicado em Wish Casa

Tagged with

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: